Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2012

Congressos partidários

Sugestão para académicos, estudantes e investigadores e outros estudiosos das Ciências Política e da Comunicação, Jornalismo incluído: seria interessante estudar os rituais cruzados da preparação e da realização dos vários partidos portugueses. Sugiro especialmente dois ângulos: Na área da Ciência Política, o da preparação das resoluções políticas (teses, num; moções noutros), desde a sua génese à aprovação final, passando pela discussão nas várias estruturas e níveis da organização partidária. Na área do Jornalismo em particular e das Ciências da Comunicação em geral, o das opções editoriais na escolha dos actores, de primeira e de secundíssima linhas, cujas origens, ideais, convicções e contradições são escrutinadas até ao detalhe. .

Direito a julgamento justo

Uma importante, decisiva e indisponível garantia consagrada no ordenamento jurídico de qualquer Estado de Direito Democrático é a de um julgamento justo, o que implica sempre o direito de defesa, de conhecer as acusações em tempo útil e de poder defender-se delas, por maior que "julguemos" que seja a culpa do arguido. Independentemente de quem achemos ou deixemos de achar que seja a culpa, e a quem caiba a distribuição de responsabilidades pelo que quer que tenha acontecido no celebérrimo caso do acesso de polícias a imagens não emitidas em arquivo na RTP e obtenção de cópias desses materiais, é evidente que um inquérito que não garantiu adequadamente tal defesa - seja a de Nuno Santos, seja a de quem for - deve ser condenado . .

Memórias do outro Salazar

Imagem
Em todas as vezes que visitei a Casa-Museu Abel Salazar , nunca deixei de impressionar-me com uma enorme fotografia na qual se representa o cientista, artista, pedagogo, pensador e antifascista arrumando, numa carroça sumária, o que lhe restava do seu laboratório de Histologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de onde foi expulso em Junho de 1935, por inapelável ordem do outro Salazar, o botas de Santa Comba. É uma inúmeras verdadeiras memórias de Salazar que não podemos branquear. .

Histórias da Guerra Colonial

Imagem
Depois de amanhã, sexta-feira, em Fânzeres, Gondomar, uma tertúlia com memórias da Guerra Colonial: .

As verdadeiras memórias de Salazar

Alguém poderá, por caridade, ter a bondade de explicar ao presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão que as verdadeiras memórias de Salazar (António de Oliveira) são os perseguidos, os prisioneiros, os torturados e os mortos pela PIDE; os feridos, os estropiados e os mortos da Guerra Colonial; os trabalhadores longamente explorados e os trabalhadores que lutaram pela sua emancipação; aqueles que ousaram pensar de forma diferente e dizer ou escrever ou proclamar de alguma forma o que pensavam, e foram presos, torturados, perseguidos e mortos por isso, ou por causa disso perderam empregos e sustento e tiveram de partir para o exílio; os emigrantes à força e em fuga a um país atrasado e miserável e a um regime opressor; as hordas de analfabetos e semi-escolarizados do regime e todas as incontáveis vítimas de meio século de obscurantismo, de atraso económico, social, cultural, educativo e sanitário? Alguém, por caridade, poderá explicar ao presidente da Câmara de Santa Comba que

E agora, o veto que se impõe!

O PSD e o CDS/PP aprovaram hoje o pior e o mais violento Orçamento do Estado de sempre.  Parece que uns tantos deputados tinham uma declaração de voto que nem sequer entregaram. Nem precisavam: não há papel que lave a hipocrisia. Agora, a luta continua nas ruas, nas empresas, mas exige que o Presidente da República actue em conformidade, vetando esta lei iníqua. .

O duplo encargo da CGTP

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) convocou para amanhã uma necessária manifestação contra a aprovação do desastroso Orçamento de Estado. Com o duplo encargo de assegurar que a mobilização será grande (ou os contadores de pernas de manifestantes vão criticar-lhe a desrepresentatividade) e que não será violenta.  Com tanta gente a negar representatividade  ao Movimento Sindical em geral e à CGTP em particular, parece-me uma factura um tanto exagerada, a que apresentam desde já à central... .

Suspeitas quase científicas

Suspeito que o sensacionalismo também chegou à Ciência. Desconfio que, em precisando de visibilidade como de pão para a boca, há instituições de ensino superior que não hesitam em recorrer a técnicas de comunicação e imagem pouco consentâneas com o rigor que deve ser observado mesmo quando se trata de "mera" divulgação de produção científica. .

Contagens decrescentes

É já amanhã, dia 24, que se realiza a Conferência Nacional dos Jornalistas, convocada pelo Sindicato para alargar a discussão sobre o ponto de recuo a que chegaram o sector da comunicação social e esta classe, com graves e perigosas consequências. Alguém perguntava, há algumas semanas, se a democracia deixa de existir com os despedimentos, o emagrecimento das redacções e o encerramento de publicações. Como na boutade publicitária, até pode ser que continue, mas não será a mesma coisa. O momento em que foi estabelecida pelo SJ a prioridade imediata de realizar a Conferência de amanhã, justamente sob o lema “Democracia, Crises e Democracia”, era – e é – o de uma nova e violenta erupção de despedimentos e de ataques a direitos dos jornalistas. Mas esse momento tem atrás de si um rasto de erosão das redacções, desde logo em força de trabalho, mas também de memória, de experiência, de espírito crítico, de resistência ética. Entre 2009 e 2011, cerca de quatro centenas de jornalist

O Sindicato dos Jornalistas e a cedência de imagens da RTP à Polícia

Bem sei que advogo em causa própria, mas sempre me parece legítimo chamar aqui a atenção, como tenho feito em muitas outras ocasiões, para o comunicado, bastante completo e firme, que a Direcção do Sindicato dos Jornalistas publicou ao início da tarde de hoje , sobre o alegado fornecimento à Polícia, pela RTP, de imagens não emitidas dos incidentes de 14 de Novembro junto da Assembleia da República. .  

Para que lado cairia o PS?

A sondagem do "Expresso" dá este resultado: PS-35% PSD-26,9% CDS-10,1% CDU-10% BE-9,5% Portanto, é só fazer as contas para a formação de uma maioria. Assim, PS + PSD = 61,9% PS + PCP + PEV + BE = 54,5% Para que lado cairia o PS? .

Jornalismo, Crises e Democracia

Com sou um bocado maduro, oiço há mais de 30 anos os patrões da Imprensa a falar de crise. Portanto, há uma crise endémica. E não se percebe muito bem como é que manteve tantas empresas e uns tantos grupos. Depois, há outras crises. Entre elas, a económica e social que atinge largas camadas da população e também, valha a verdade, a economia real - a que produz riqueza e a que comercializa bens e serviços a montante e a jusante da economia que produz. É verdade que a Imprensa (como se dizia antigamente), ou o também chamado sector da Comunicação Social é igualmente atingida  pela grave situação económica e social. Mas será só isso? É uma das muitas perguntas que eu gostava de ver respondida na Conferência Nacional dos Jornalistas, convocada pelo Sindicato dos Jornalistas para o próximo dia 24 de Novembro, entre as 14 e as 19 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, e para a qual chamo a aqui a atenção dos interessados, notando que continuam abertas as inscrições para participa

A Greve Geral vista das primeiras páginas de hoje

Imagem
Não se enganaram os que, nas apostas sobre a representação da Greve Geral nas primeiras páginas de hoje, as previram assim:

Balanço possível

O Sindicato dos Jornalistas saudou os jornalistas e outros trabalhadores pela adesão à greve geral de hoje. Está aqui um balanço possível . ,

Greves: desafio aos sindicatos ou à nossa consciência?

Debrucemo-nos pois sobre o problema: esta greve é um - senão o - "grande teste à capacidade de mobilização dos sindicatos" (como ouço dizer a jornalista num serviço noticioso que já não me lembro)?  Ainda que eu mal pergunte: Por que razões não se interrogam os jornalistas sobre se não será esta greve - ou outra - um decisivo teste à nossa consciência de trabalhadores? Como dizia o outro, era só para ficar a saber... .

Trabalhadores da RTP na Greve Geral

Os trabalhadores ao serviço da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) em Lisboa também manifestaram hoje a sua adesão à Greve Geral. Está tudo explicado aqui . .

Pelo menos meia dúzia de razões...

... para os jornalistas aderirem à Greve Geral que o seu Sindicato e uns incontáveis sindicatos independentes, além de muitos sindicatos da UGT, acompanham e muito bem, estão aqui claramente enunciadas , com todas as letras e explicações. Para não se dizer que isto não é nada connosco. .

Um nó na garganta

Há muito tempo - sei lá há quanto tempo! - que não tenho em dia as leituras que fazem parte dos meus dias. Umas, de livros; outras, de jornais e revistas; outras, de blogues. Porque têm sido duros, e cada vez mais duros, sobeja pouco do tempo e da força necessários, tirando aquele desesperado mas indeclinável esforço da leitura de cabeceira, na derradeira hora - um capítulo deste romance, um pedaço daquele ensaio, um poema urgente... Deu-se o caso de, há poucos instantes, ter revisitado o Manuel Jorge Marmelo no seu lúcido, sereno e preciso bisturi electrónico, onde estão dissecadas  estas inquietantes palavras , além das outras que as antecedem, além das que já lhes sucederam e das que hão-de suceder-lhes. Fiquei com um nó ainda maior na garganta.        

Não, não é um simples caso de polícia

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) condenou ontem a agressão e as ameaças, pelo presidente da Junta de Freguesia de Guifões, Matosinhos, a uma jornalista ao serviço do "Jornal de Notícias", ocorridas anteontem à noite, no interior do edifício da JF.  as instalações daquele órgão autárquico. Como o SJ bem alerta , exigindo um pedido público de desculpas à jornalista Carla Soares e explicações aos fregueses de Guifões, o caso não é uma simples ocorrência de polícia. Tem a ver com a forma como os eleitos para órgãos democráticos encaram e praticam os valores da Democracia. Não é por acaso que, nas redes sociais, têm surgido comentários interessantes sobre o estado a que as coisas chegaram nesse campo. Aprendamos todos com isto...  .

A luta na RTP que ultrapassa a RTP

Os trabalhadores ao serviço da RTP no Centro de Produção do Norte, vulgo RTP/Porto, apelaram hoje à participação na Greve Geral de 14 de Novembro, declarando o seu compromisso para com a luta de todos os trabalhadores, a qual dá mais sentido à justa luta que vêm intensificando em defesa dos Serviços Públicos de Rádio e de Televisão, do seu direito ao trabalho e do trabalho com direitos. É o que leio na importante moção hoje aprovada em plenário. .

A fórmula de rapina

A expressão "refundação do Estado" matraqueia-nos há largos dias como promessa salvítica de um primeiro-ministro cada vez mais obcecado com a sua missão de exterminar o Estado. A fórmula de rapina dos direitos sociais e de direitos fundamentais exprime o desespero de quem quer desferir o golpe mortal sobre um edifício que tanto custou a construir. Contra tudo e contra todos. Isto vai acabar muito mal. .    

Agora é mesmo a vez dos jornalistas

Imagem
O Sindicato dos Jornalistas apresentou hoje o pré-aviso de greve para o dia 14 de Novembro . Com o apelo à classe feito no dia 2 , o desejo é que o pré-aviso não seja uma mera formalidade legal para dar cobertura legal àqueles que costumam juntar-se aos outros trabalhadores nas greves gerais...  .

De pé, pelo Jornalismo e pela Democracia

Imagem
"Sem alijar as responsabilidades próprias dos jornalistas, designadamente a reflexão que se impõe sobre se temos sido capazes de compreender as necessidades e expectativas informativas dos cidadãos e de responder-lhes de forma a que não deixem de considerar o nossa missão como indispensável ao seu quotidiano, o SJ apela aos cidadãos, às empresas e às instituições para que encarem os meios de informação e o Jornalismo como decisivos na vida da comunidade e instrumentos indispensáveis ao progresso económico e social, ao enriquecimento cultural e ao bem-estar." Da mensagem do Sindicato dos Jornalistas portugueses, alusiva à jornada europeia "Levantem-se pelo Jornalista" que a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ/FIJ) realiza hoje, 5 de Novembro.  .

Liberdade de investigação académica em questão

Uma tese de doutoramento recentemente defendida na Universidade do Minho pôs o país mediático empolgado e o país empresarial acirrado. A tal ponto que a Portugal Telecom (PT) e a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) ameaçaram o investigador Sérgio Denicoli com processos judiciais por difamação. Em causa, dizem, está o labéu difamatório que sobre eles lançou a tese, ao demonstrar, contam as notícias, que a PT capturou a Anacom na implementação da televisão digital terrestre (TDT).  À sucessão de notícias sobre o caso e a reacção dos "visados" e a posição da própria Universidade do Minho, demarcando-se das conclusões, opõe-se agora uma interessante petição pública , colocando em evidência um valor essencial também para a investigação científica - o da liberdade e independência da investigação académica. A este hora (23h40) tem 127 peticionários, na maior parte docentes universitários e investigadores, da UMinho, mas também de outras instituições de ensino s

Julgamento político

Imagem
Praça do Coronel Pacheco, Porto, Novembro de 2012  .

Os sindicatos na Imprensa

Primeiro, silenciam-nos; depois decretam a sua morte. E, todavia, existem. .

Partidos siameses

Imagem
Lembram-se destas imagens? Como aqui escrevi  na altura, não há verdadeiramente grandes diferenças, em matérias fundamentais, entre o PSD e o PS, e vice-versa. É como se fossem siameses. Não é por acaso que, no "Expresso" de hoje, Eduardo Catroga vem recordar a necessidade de o Conselho de Estado e a Tróica manterem o PS atrelado a compromissos... .

Os jornalistas e a greve geral de 14 de Novembro

" É o momento de também os jornalistas tomarem posição, de não ficarem à margem de uma luta que também lhes diz respeito, que é justa e que é necessária.  (...) Os jornalistas e o seu Sindicato são chamados a participar sem hesitações nesta jornada decisiva, mobilizando-se para fazer do dia 14 de Novembro uma oportunidade soberana para afirmar a sua capacidade de luta e a sua solidariedade para com todos os trabalhadores, contra as políticas económicas e sociais que ameaçam capturar o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos." O texto integral está aqui .   .

Inutilidade superveniente do mandato parlamentar

O Ministério da Austeridade confirmou hoje que a reforma do Estado está a ser preparada por funcionários do FMI e que serão submetidas à aprovação da Tróica estrangeira as "refundadas" e destruídas funções do Estado. Cabeça baixa, joelho em terra, curvados e muito agradecidos, o governo e os partidos que o suportam depositam a soberania nas garras do ocupante. Poderiam ao menos ter a decência de sair pela porta dos fundos, por inutilidade superveniente do seu mandato.   .