Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2012

Sobre a demissão da Administração da RTP

É sabido já: a Administração da RTP teria apresentado a demissão ao ministro dos Assuntos Parlamentares, que a aceitou de pronto. Consta que a esperava - ou que a teria exigido. A Administração demitida não colhia a simpatia dos trabalhadores ao serviço da RTP nem das suas organizações representativas, desde logo pela sua recusa em discutir o plano de reestruturação que estava a executar, à margem de qualquer participação da Comissão de Trabalhadores, mas também porque soube muito bem requerer para os administradores o estatuto de excepção nas remunerações. Aparentemente, a Administração é castigada por ter ousado (??!!) tornar pública a sua discordância com a "hipótese" de concessão da RTP muito da simpatia do ministro das Privatizações, António Borges, bem como de comentar negativamente tal opção. Mas não podemos esquecer que esta é a Administração que é cúmplice do Governo na operação de desmantelamento do Serviço Público de Televisão e da própria RTP, especialmente ao col

As lutas pela frente na RTP

Creio que vale a pena ir um pouco mais longe na leitura e no conhecimento do conteúdo das decisões do importante plenário de trabalhadores da RTP, ontem. Para que conste e que ninguém possa dizer que tais  decisões não foram tomadas... .

Coisas que afligem

Há várias coisas que afligem, quando a gente contacta - ou simplesmente vê e ouve - com esta rapaziada que está (e outra que com ela alterna) no Poder. Uma, é o ar infantilmente soberbo com que encara os seus opositores, ou simplesmente quem vá dizer-lhes o que pensa e o que propõe, ou alerta para as asneiras que os meninos estão fazendo; outra, é o seu horror ao Estado, aos serviços públicos e às empresas públicas, mesmo quando as suas vidinhas estão muito bem instaladas no Estado e no sector público... .

Da Andaluzia, um importante manifesto político para o Mundo

Como é sabido, o Ministério do Interior espanhol emitiu uma ordem de localização e detenção dos activistas do Sindicato Andaluz de Trabalhadores (SAT) que participaram em acções em grandes superfícies nas regiões de Cádis e Sevilha. Em resposta solidária, corre uma campanha de recolha de declarações de auto-incriminação, cujo texto é um significativo manifesto político a que a actualidade espanhola, portuguesa, grega, irlandesa, europeia e mundial confere um importante significado:      A LA DELEGACIÓN DEL GOBIERNO DE MADRID   A LA ATENCIÓN DEL SR. MINISTRO DE INTERIOR     D./Dña.…………………………………………………………… ……………………………………………………………, mayor de edad, con DNI ………………………………, y con domicilio para notificaciones en ……………………………………………………………………………… …………………………, EXPONGO: Primero.- Que he tenido conocimiento de  la orden de localización y detención emitida por el Ministerio del Interior contra los militantes del Sindicato Andaluz de Trabajadores/as (SAT) que el pasado martes 7 de a

Coincidências...

Como me pareceu aqui , parece que as coincidências dão jeito: ninguém fala da derrapagem do défice e do orçamento... .

Não foi bem o povo

O ministro da Defesa - notem bem: o da Defesa! - veio a terreiro justificar a privatização da RTP dizendo aos jornalistas que esta já é inquestionável porque constava do programa eleitoral do PSD, que foi o que o povo escolheu e foi o povo que decidiu.  Além de demonstrar um claro desprezo pelo funcionamento da democracia, faz de conta que o povo que votou "no programa" do PSD não chegou para que o único partido que tinha a privatização da RTP no programa formasse governo. .

Empresa pública, evidentemente

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da RTP insistiram hoje que os serviços públicos de rádio e televisão só podem ser assegurados por empresas de capitais exclusivamente públicos e denunciaram a inconstitucionalidade da "hipótese" de concessão da gestão da empresa a grupos privados. .

RTP: A hipótese dinamite

Afinal, parece que o Governo não contratou apenas consultores nas áreas jurídica e económica para a "reforma" da RTP. Consta que também contratou engenheiros de minas para dinamitar o Serviço Público de Televisão.

RTP e execução orçamental: coincidências

No dia em que se conhece mais uma confirmação dos efeitos desastrosos da aplicação do Programa de Governo da Tróica e dos aditamentos neoliberais do governo PSD/CDS, liberta-se informação sobre "a solução" para o pretenso "problema RTP", explorando demagogicamente o preconceito contra os serviços e as empresas de natureza pública. Em coincidente entrevista, veio o conselheiro Borges antecipar a tão extraordinária quanto inaceitável hipótese "muito atraente" de o Estado vir a concessionar a gestão da RTP a uma empresa privada, como se um serviço público de televisão pudesse ser objecto de um tal comércio. Preparemos para longa luta. .     

Desastre a confirmar-se

Por mais voltas e piruetas de retórica que o Governo, o PSD e o CDS dêem, por mais que o PS finja que não tem culpas no cartório, a verdade, verdadinha, é que o relatório da execução orçamental dos primeiros sete meses deste ano confirma o desastre a que nos estão a conduzir as imposições do FMI e dos seus acólitos europeus (CE e BCE) e nacionais (PS, PSD e CDS), agravado pelas violentas medidas de austeridade que este Governo está a acrescentar. E não, não é fatal que sejam necessárias ainda mais medidas de austeridade! .

Jornalistas contra trabalho suplementar à borla

O Sindicato dos Jornalistas acaba de emitir um importante comunicado sobre a resposta a dar ao oportunismo das empresas jornalísticas que quererem apanhar a boleia oportunista do embaratecimento do trabalho e usar a custo zero o trabalho suplementar. .  

Poesia e touradas: ironias das efemérides

Passam hoje 76anos. A 19 de Agosto de 1936, Federico Garcia Lorca foi assassinado, por fuzilamento, nos arredores de Granada, pelas tropas franquistas. Um dos mais belos e mais conhecidos poemas é a comovente elegia para o toureiro e escritor Ignacio Sánchez Mejías, morto a 13 de Outubro de 1934, em Madrid, na sequência de uma colhida na praça de touros de Manzanares. Com a devida vénia, publico-o hoje em homenagem ao poeta vítima do fascismo espanhol, sem embargo de pensar, convictamente,  que o espectáculo bárbaro que hoje acontece em Viana do Castelo contra a opinião da autarquia não deveria ter sido tolerado por nenhum tribunal.   Ei-lo (primeira parte): I A COLHIDA E A MORTE Às cinco horas da tarde. Eram as cinco em ponto da tarde. Um menino trouxe o lençol branco às cinco horas da tarde . Uma ceira de cal já preparada às cinco horas da tarde . Tudo o mais era morte, apenas morte às cinco horas da tarde . O vento levou os algodões às cinco horas da tarde

Touradas: a provocação em Viana do Castelo e a "brincadeira" autárquica

Escrevi aqui, há dias , que a tentativa - pelos vistos caucionada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga - de uma federação taurina de promover uma tourada em Viana do Castelo, auto-declarada cidade anti-tourada, era uma provocação. O presidente da Câmara local usou a mesma expressão nos dias recentes. E está certo. Na campanha de resistência que o Município entende fazer, inclui-se o pedido de constituição, na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), de uma secção de cidades anti-touradas.  Encarregado analisar a pretensão, o presidente da Câmara de Coruche, por acaso (há acasos levados da breca!) presidente da secção da ANMP de municípios com actividade taurina,  veio dizer que a ANMP já tem secções de municípios de montanha, de municípios com áreas protegidas, de municípios com actividade taurina, etc.,.etc. mas não conhece nenhuma secção de municípios contra o que quer que seja. Só tem um remédio: é perceber que ainda está a tempo de ter... .  

Amor é...

Imagem
Rua de Cinco de Outubro, Évora, Agosto de 2012 .

Provocação taurina

Em 2009, há três anos portanto, a Câmara Municipal de Viana do Castelo comprou a praça de touros que bizarramente existia na "capital do Alto Minho" e declarou a cidade antitouradas. Agora, uma federação das toiradas quer à viva força que este órgão da autarquia licencie uma corrida nas Festas da Agonia. Só por mera provocação. .

Pela Cultura: mensagem entregue

Imagem
Largo Conde de Vila Flor, Évora, Agosto de 2012 .

O Fluviário de Mora

Timidamente, a jovem aproximou-se de mim e perguntou: "Acha que vale a pena visitar?". Respondi que sim. Vale sempre a pena saber mais. "E vale o investimento?", perguntou ainda. Fiquei embaraçado. Se eu mandasse, o ingresso para o Fluviário de Mora seria mais barato. Mas isso é porque eu acho que a democratização do conhecimento deve ter uma dimensão... económica. . .

A lição de Hiroshima

Há 67 anos, pelas 08:18 do dia 6 de Agosto de 1945, um bombardeiro norte-americano largou sobre Hiroshima uma bomba cujas 140 mil vítimas mortais pesam ainda na consciência universal. Provavelmente, sem o seu sacrifício, culminando um doloroso cortejo de muitos milhões de mortos, especialmente na Europa, o Mundo seria hoje muito diferente, para pior. Mas ainda não aprendemos a dramática lição que a História nos deixou e que o ritual da efeméride anualmente nos recorda. Lembra-nos que falta ainda muito tempo para o próximo grande passo da Humanidade: o fim definitivo das guerras.  .

Optimismo entre ruínas

Imagem
Rua Magalhães de Lima, Estremoz, Agosto de 2012 .

Cortes na Imprensa

A Biblioteca Municipal de Tomar deixou de ter disponíveis, na secção de periódicos, os jornais diários nacionais e vários semanários, noticia hoje a imprensa local. A Câmara Municipal justifica o corte na aquisição de jornais com a Lei dos Compromissos e a falta de 150 euros mensais em caixa para suportar a despesa. Um movimento de munícipes está a agir contra os cortes e a reclamar a disponibilização de dois diários e de um semanário nacional. Ao que isto chegou... .

Arrependei-vos e acreditai!

Imagem
Rua de Serpa Pinto (entre outras...), Tomar, Agosto de 2012 .