Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2012

Relvas e o suposto mau perder dos outros

O ministro Miguel Relvas sustentou, esta noite, que "há quem tenha mau perder" para querer continuar a discutir a inacreditável decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre as gravíssimas suspeitas que recaem sobre si. Segundo noticiam os meios de informação em linha, citando ou transcrevendo um despacho da Agência Lusa, Miguel Relvas disse: "A ERC foi muito clara. O relatório é claro e objectivo e sempre estive tranquilo". Pois fique S. Exc.ª sabendo que a decisão da ERC não é nada clara nem objectiva . .  

Vaias

As vaias a membros do Governo somam em seguem. São sinais. .

O deputado dos gravadores foi condenado

O deputado Ricardo Rodrigues, do Partido Socialista, foi hoje condenado por se ter apropriado ilicitamente dos gravadores de dois jornalistas ao serviço da "Sábado" que o entrevistavam, em Maio de 2010, no que foi considerado um atentado à liberdade de informação. A pena pode não ser pesada, mas, como comentou o Sindicato dos Jornalistas , sinaliza junto dos cidadãos que, afinal, ao contrário do que tantas vezes se pensa, ninguém está acima da Lei. Quanto mais não fosse, por isso já valeu a pena. .  

Dos livros e da margem para a austeridade

Há muito tempo que não o via. Cruzei-me hoje com o meu amigo Manuel, na entrada de uma livraria que gostamos de frequentar. Estava ele de saída e eu de entrada. Mas isto não é novidade. A novidade é que ele não levava um único livro. Foi então que percebi o alcance da vaga e misteriosa afirmação desta madrugada do senhor Fernando Ulrich, a fazer fé nas notícias do dia , segundo a qual ainda há por aí muita margem de manobra para a austeridade.  .

Prognóstico político

O debate e os sentidos de voto da discussão de hoje da moção de censura ao governo proposta pelo Partido Comunista Português confirmam que o Partido Socialista pouco ou nada aprendeu com um ano de governo de direita e as suas políticas de violentação sobre os trabalhadores e o povo. É muito provável que o PS ganhe as próximas eleições legislativas, cuja antecipação não se descarta, tendo em conta a carga cada vez mais insuportável que pesa sobre os ombros dos cidadãos. Mas não ganhará por mérito próprio, mas sim porque o condicionamento reinante confirmará o "bipartidismo" como alternativa artificial à real alternativa à alternância que nos governa há mais de três décadas. .

Portugal-mesmo

O Presidente da República foi recebido, hoje, em Guimarães, por protestos populares contra a promulgação do Código do Trabalho e a cumplicidade de Cavaco Silva com a violenta política de austeridade que está a destruir o país. Com os seus habituais dotes acrobáticos, escusou-se comentar o facto, nas declarações aos jornalistas, e preferiu elogiar os feitos de Guimarães-cidade-capital-europeia-da-Cultura-e-cidade-fundadora-de-Portugal. O pior é que, se não nos pomos a pau, lá se vai o Portugal-mesmo... .  

Não é preciso ser génio em Finanças Públicas

O primeiro-ministro bem pode andar pelo mundo a pregar a ilusão da recuperação e a lenga-lenga do "respeito" com que "outros países e os mercados" olham para esta nação de cócoras, mas a evidência dos números - da Direcção Geral do Orçamento, não os da oposição! - não deixa margens para dúvidas quanto ao afundamento rápido e dramático do país: o défice do Estado aumentou; diminuíram as receitas fiscais especialmente de empresas e aumentaram os encargos com os subsídios de desemprego, etc. Não é preciso sem mago nem um génio em Finanças Públicas para antever o desastre em que a Tróica Nacional lançou Portugal e do qual não quer tirar-nos.  .  

Caso Relvas: apure-se até ao limite

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) anunciou hoje que vai requerer a reapreciação da deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (CR da ERC) relativa à denúncia, pelo Consellho de Redacção do "Público", de ameaças, pelo ministro Miguel Relvas, de boicote informativo do Governo ao jornal e de divulgação de dados da vida privada da jornalista Maria José Oliveira. Em concreto, o SJ considera que o CR da ERC não esgotou os meios de prova ao seu alcance para ultrapassar a contradição de testemunhos entre o ministro Miguel Relvas e a editora de Política do "Público", Leonete Botelho, pelo que deve promover uma acareação entre ambas as testemunhas decisivas no caso. .

As decisivas 72 horas do Planeta

"Tenho 17 anos, sou uma criança - a vossa criança", apresentou-se. Brittany Trifold, estudante neozelandesa escolhida por 350 organizações não governamentais para falar na primeira sessão plenária da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que decorre no Rio de Janeiro até sexta-feira, enfrentou os senhores do Planeta (193 países participam no Rio+20), olhos nos olhos, para pedir-lhes contas das promessas feitas há 20 anos (Cimeira da Terra, 1992): "Fizeram enormes promessas, que eu li e me fizeram ter esperança". De facto, "os senhores e os vossos governos prometeram reduzir a pobreza e tornar o ambiente sustentável; prometeram combater as alterações climáticas; assegurar água limpa e segurança alimentar...", enfim, promessas que "nem sequer foram quebradas, mas estão esvaziadas", ia dizendo, o olhar claro enfrentando com firmeza a plateia, interpelando-a. "Nós, a próxima geração, exigimos mudanças, exi

Rio + 20 = Eco-desilusão

Algumas chancelarias podem estar exultantes e muitos delegados à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável podem estar a respirar de alívio, mas o "consenso" sobre a proposta de texto a apresentar formalmente à cimeira de alto nível representa a mais completa desilusão, ao: Não estabelecer objectivos e metas concretas; Confirmar que não será aceite a criação do fundo para o desenvolvimento sustentável; Confirmar a rejeição de criação de uma agência da ONU para o Ambiente. Só não se percebe por que razões o Brasil canta vitória - com a "vitória do multilateralismo" - quando os resultados não chegam, para já, e não se crê que venham a chegar, à sombra dos de há 20 anos... .

Pilatos não faria melhor

Sem que constitua novidade, o Presidente da República promulgou hoje a revisão do Código do Trabalho. Cavaco Silva torna-se assim cúmplice num brutal ataque aos trabalhadores, mas a nota da Presidência da República , que vale a pena ler ponto por ponto, procura alijar as responsabilidades e larga-as sobre os ombros de outros - a Tróica, que é quem realmente manda no país; e o PS, que se absteve - sem deixar de referir que "apenas 15% dos deputados" votaram contra. Pilatos não faria melhor.  .

A paciência lusitana

O primeiro-ministro elogiou esta noite a "extrema paciência dos portugueses" que suportam a canga dos sacrifícios cujo peso tem sido severamente aumentado pelo Governo. E julga que nos leva com palavrinhas mansas... .

Novos recados da Tróica internacional

Portugal gaba-se de ser bom vassalo da Tróica internacional, mas a Tróica do capital quer um vassalo ainda mais obediente, de joelhos irremediavelmente em terra, a destruir a economia nacional e o tecido social e os direitos dos trabalhadores e por aí fora. No recado que hoje deixou, lá vem declarar que as suas consignas têm sido levadas mais do que à risca - mesmo que deixem o país de tanga, mais do que à rasca - mas que, "contudo, são urgentemente necessárias mais medidas para melhorar o funcionamento do mercado laboral" Tais medidas, acrescenta um comunicado do Fundo Monetário Internacional , "incluem reformas institucionais que permitam às empresas maior flexibilidade para ajustarem os custos do trabalho e a produtividade". .

Os salários do Dr. Borges

Imagem
Há um senhor, português, António Borges de seu nome, volta e meia quase idolatrado pelos media  nacionais, que voltou à ribalta porque se soube, poucos dias depois de o mesmo ter defendido a redução dos salários miseráveis dos portugueses, que, entre Novembro de 2010 e Novembro de 2011, ganhou a ninharia de 225 mil euros, ou seja, 16 mil euros por mês (contanto 14 meses, admitindo que ganhe subsídios de férias e de Natal), evidentemente livres de impostos. Há um Governo, liderado pelo partido do Dr. Borges, que contratou o propriamente dito para consultor do Governo para a área das privatizações e das parcerias público-privadas mas que, segundo o "Correio da Manhã" de hoje, que revela aliás o estranho caso dos vencimentos do Dr. Borges, não revela quanto ganha o dito Dr. Borges ao serviço do Estado para, pelos vistos, debitar as dicas agora na ordem do dia. Há demasiada pouca-vergonha nisto tudo. Mas a culpa, como ainda esta tarde ouvi de um velho tipógrafo, não é d

Longa vida à capital do Mundo e do Bife

Imagem
À atenção do senhor Ministro da Dissolução das Autarquias Locais e do senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros:  Por evidentes razões de soberania gastronómica, roga-se a Ss. Exas. que a freguesia de Alvarenga, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, jamais seja extinta ou fundida e que todas as missões diplomáticas, estáticas ou móveis, passem a representar os superiores interesses da raça... arouquesa. Agradecidos. .

Juventude SMN

O Governo está apostado em pôr o Estado a financiar as empresas e nem se importa de descapitalizar a Segurança Social, nem de amesquinhar os jovens que legitimamente aspiram a ter um emprego, nem de fazer figura de parvo. Se dúvidas havia, veja-se a proposta, "em cima da mesa", de reduzir a taxa social única às empresas que contratem jovens a ganhar o salário mínimo nacional. O que será que dizem desta violência e deste cinismo as jotas do PSD e do CDS? .