Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2010

Erosão costeira

Imagem
Concluo hoje a publicação, no "Jornal de Notícias", de uma série de 21 reportagens sobre erosão costeira, entre praia de Moledo, junto ao Rio Minho, no extremo norte da costa ocidental, e a Ilha da Fuzeta, no extremo sul do país. Conhecia bem, no terreno e na literatura da especialidade e/ou das minhas conversas com especialistas, os troços a norte do Cabo Mondego; conhecia apenas da literatura alguns troços a sul, e mesmo estes que conhecia melhor entre os que conhecia mal foram uma surpresa para mim. Não há como tocar a realidade.... Vários pontos críticos eram-me muito familiares, mesmo aqueles que conhecia somente através da literatura da especialidade ou do contacto com especialistas. Vale do Lobo em Loulé (foto), era um deles. Impressionou-me muito, tal é a rapidez e a irreversibilidade do fenómeno. .

Sobre a candidatura de Francisco Lopes

Imagem
 Ainda não acabou a semana em que o Partido Comunista Português (PCP) anunciou a candidatura do dirigente e deputado Francisco Lopes à Presidência da República, mas vai farta a torrente de análises, críticas e ataques de comentadores. Com as simplificações do costume e os rótulos habituais, reiteradamente aplicáveis (segundo as teses do costume) às candidaturas apresentadas pelo "grande colectivo" (e como gostam eles de glosar a expressão, dissecar os significados, denunciar as consequências!...) que é o PCP - e, além dele, muitos democratas sem filiação. O mais interessante é o que dizem e o que escrevem sobre perfis, estratégia, motivações, resultados. Excelentes pistas para re-analisar o papel que o PCP e os candidatos por si propostos ou apoiados, antes e depois do 25 de Abril, desempenharam. PS: A Foto é do sítio do PCP . .    

Maravilhoso mundo visto por George David Weiss

Está na "net": morreu George David Weiss, aos 89 anos de idade, criador dessa composição excelentíssima que fala da esperança de um mundo maravilhoso justamente imortalizada pela voz e pelo talento inconfundíveis de Louis Armstrong. Rendamos-lhe homenagem agora, porque talvez o esqueçamos todos rapidamente, como acontece (fatalmente?) com os autores de inúmeras composições que jazem anónimos atrás do biombo da celebridade (quantas vezes justa e merecida, sem dúvida) do intérprete. .

Opções de ligação

Se um blogue tem a possibilidade de estabelecer a ligação directamente para um sítio na rede que disponibiliza toda a informação e na íntegra, por que razão há limitar-se a "lincar" para uma brevíssima notícia num jornal em linha? Talvez o seu autor não queira ser apanhado a visitar sítios "mal frequentados", ou contenta-se em saber as coisas "pela rama"... .

"Montijo, A terra mais maciçamente republicana"

Imagem
Com um título destes, é de visitar, na Galeria Municipal do Montijo , até 30 de Outubro.

Nu em Santa Catarina

Uma das surpresas mais surpreendentes, ainda hoje, é a avalancha quotidiana de mensagens de correio electrónico sobre os mais diversos, inúteis e disparatados assuntos, com as mais espantosas ofertas (enfim, ainda ninguém me ofereceu a chave do próximo euromilhões...) e das mais inacreditáveis origens. Quase desisto de procurar explicações: ainda há dias alguém me advertia de que estar de alguma maneira na rede é a mesma coisa que andar nu em Santa Catarina*. * Santa Catarina, Rua de - artéria (quase exclusiva para peões) muito movimentada na "Baixa" do Porto. .     

O problema é da farinha

"PS e PSD, José Sócrates e Pedro Passos Coelho, são farinha do mesmo saco". (João Frazão, da Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português, hoje) .

Rebocador em terra

Imagem
Rebocador Klemens, encalhado na Praia da Pedra do Patacho, Vila Nova de Milfontes, em Odemira, desde Dezembro de 1996. É um resíduo urbano, decretou a delegação aduaneira de Sines. E o ferro-velho lá ficou, à espera de melhores dias. Ou já faz parte da paisagem do sudoeste alentejano? .

Pena Ventosa

Primeiro, foi o Cerco do Porto ; depois, foi o Fonte das Virtudes . O Porto, o olhar atento, a escrita apurada de quem tem e partilha o prazer da escrita, a inquietação da procura do diferente, mesmo no que os nossos olhos teimam ser igual, de Pedro Olavo Simões (POS) regressaram à blogosfera. Estão no Pena Ventosa - outra das minhas outras naves. .

Em todo o caso, é sempre bom rever-te

Acabo de cruzar-me com um antigo assessor de Imprensa de uma importante empresa (antigo, porque foi entretanto promovido a função mais elevada). Pareceu-me claro que nos reconhecemos, mas cada um continuou o seu caminho, como se nos ignorássemos. Não foi a primeira vez e provavelmente não será a última: temo-nos cruzado na rua e até almoçamos, por vezes, muito próximos um do outro no mesmo restaurante. Tudo isto sem uma palavra, um aceno, um esboço de aceno - nada! Nós, que nos tratávamos por "tu" e tudo. Vai isto, talvez, em duas décadas, e ainda me recordo bem do que aconteceu. Um dia, recebi um telefonema dele dizendo-me mais ou menos isto: "se soubesse que ias fazer isto, não te tinha fornecido os dados". Admito, hoje, que talvez ele tivesse na altura alguma razão. Mas ainda hoje continuo convencido de que fiz o que era - e é - certo a um jornalista fazer: verificar todas as informações que o assessor de imprensa me fornecera. Recordo o caso com embaraço pess

Federico García Lorca

Imagem
Passam hoje 75 anos sobre o fuzilamento, na madrugada de 19 de Agosto de 1936, do poeta e dramaturgo universal de língua castelhana Federico García Lorca (n. Granada, 8/6/1898). Não consta que tivesse actividade política partidária, mas a inauguração do terror fascista de Franco e sua tropa não eram muito rigorosos quanto a pretextos. Segundo acusação que levou à sua prisão e assassinato, pouco depois do levantamento falangista (17 de Julho) apoiado por Hitler e Mussolini e da deflagração da guerra civil, constava que era espião dos russos, estava em contactos com eles, fora secretário de Fernando de los Rios e era homossexual. Ainda hoje este crime está por pagar. Foto: sítio da Fundação Federico García Lorca

Dia Mundial da Acção Humanitária

Pela segunda vez, assinala-se hoje o Dia Mundial da Acção Humanitária. Instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de Dezembro de 2008, assinala a data (19 de Agosto de 2003) em que 22 trabalhadores humanitários ao serviço da ONU, incluindo o alto comissário para os direitos humanos e representante especial do secretário-geral da organização no Iraque, Sérgio Vieira de Melo , morreram num atentado contra a delegação em Bagdad. O dia visa  chamar a atenção para as necessidades humanitárias em todo o mundo, explicar em que consiste o trabalho de assistência humanitária e prestar homenagem a todos os que perderam a vida na prestação de serviços humanitários. Ler mais aqui , aqui e aqui . .

Estação tonta e política, e vice-versa

Desde o passado fim-de-semana que o PS e o PSD e que o PSD e o PS se entretêm em novos jogos de declarações públicas - ora em comícios, ora em conferências de imprensa, ora em entrevistas, ora... - sobre a viabilização do próximo Orçamento de Estado e outras coisas que muito importariam aos cidadãos, se os cidadãos acreditassem que tais coisas são levadas a sério. Politicamente, valem pouco mais que o ruído de mediático fundo em época de tontices estivais e estão talhadas para valerem o que valem: são um biombo a iludir o pagode. Aposto singelo contra dobrado que o bloco central - com ou sem maiúsculas - vai continuar a entender-se. E lá teremos um OE aprovado em desfavor dos do costume. Posto isto, não valeria mais a pena deixar ir de férias todos os dirigentes dos dois partidos investidos na inútil tarefa de porta-vozes da tontice? .

Não cobiçarás a propriedade alheia

Imagem

Guilhermina Suggia

A Antena 2 tem vindo a apresentar uma série de evocações da violoncelista Guilhermina Suggia, cujo 125.º aniversário se assinala este ano. Cumpre e honra uma obrigação de serviço público, mas deve assinalar-se. Mas, digno de nota é o blogue Guilhermina Suggia que Virgílio Marques e Catarina Campos animam desde Fevereiro de 2004. Recomendo, nas minhas outras naves. .

Incêndios no Parque Nacional

Imagem
Notícias do dia: continua a arder no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A propósito: não será altura de levar mais a sério os conflitos entre as populações e o exercício do poder do Estado, de que este protesto/apelo é apenas um afloramento? .

A Costa da Caparica vista de sul e de uma hipótese de ausência de acção humana

Imagem
Há um mistério que nos intepela: como seria esta paisagem* se o homem não tivesse ocupado a planície aluvionar deixada há muitos milhares de anos pela regressão do mar? * Vista sul da Costa da Caparica

Ao que nós chegámos

"Se me dizes que o que se escreve num blogue já é pensado"... Acabei de ouvir esta. Sei que o meu interlocutor não queria comparar com uma notícia ou com uma reportagem (muito menos com um ensaio, ou com um...), mas simplesmente chamar a atenção para outras facilidades de escrita instantânea, ainda mais instantânea. Terá razão?

... e então o ministro da Agricultura?

Nestes dias de incêndios - trágicos, alguns, por causa da perda de vidas e de valores - continuamos a assistir à omnipresença mediática do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e a uma presença episódica -centrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês - do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. Falta um ministro - o da Agricultura, que é o que tem a área das florestas (e não deveriam as florestas estar no Ambiente?). Essa ausência mediática - entendida a mediatização como processo de escrutínio público dos actos e das omissões  do poder político por intermédio dos media - diz muito sobre a forma como o poder político continua a olhar para esta área tão complexa e tão transversal...

Época de incêndios

Percebe-se que, à falta de outros assuntos ou por causa de outros assuntos, mas também pela intensidade dramática que os incêndios sempre geram numa sociedade que tem a memória sempre muito curta, a máquina mediática se centre na crise estival dos fogos florestais. E que o ministro titular da Administração Interna venha com o discurso recorrente da comparação estatística. Ainda esta manhã, Rui Pereira veio dizer que este ano a área percorrida por incêndios é menor do que a registada em 2003 e em 2005. Ainda bem. Estamos mal quando o poder político necessita de justificar-se em razão do hectare ardido. A floresta e o ambiente são muito mais complexos do que isto. Mas a "época de incêndios" também necessita de renovada justificação nas agendas...

"Vai e vem", para levar a sério

Estrela Serrano, vogal do Conselho Regulador (CR) da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tem um blogue. Chama-se " Vai e Vem " e é apresentado como deve ser um blogue - um espaço de liberdade. Mas também de combate e de causas, para levar a sério. Recomendo, nas minhas outras naves. .  

It’s always Jalalabad

Da vida, da morte, da guerra e do amor, dissecados por Paulo F. Silva no desconcerto dos dias, em It’s always Jalalabad , noutras naves.

Fundações secretas

O jornal "Público" revela que ninguém sabe, em Portugal, quantas e quais são todas as fundações - a não ser a Presidência do Conselho de Ministros, que afirma conhecê-las todas mas não abre uma fenda sequer sobre tamanho segredo. Debalde, o Ministério das Finanças bem procura, bem porfia no apuramento das fiscais existências das fundações, mas nada logra que aproveite ao desempenho da Fazenda ou à transparência das instituições. Parece-me haver pelo menos duas possibilidades de solução: ou o ministro das Finanças desata à canelada ao seu colega da Presidência do Conselho de Ministros na próxima reunião, procurando arracar-lhe uma confissão; ou manda confiscar listas telefónicas de todo o país. Seria uma maneira de começar...    

Verbalizações do Amor

Imagem
(Inscrição em taipal de obra, Lamego)

António Dias Lourenço (1915-2010)

"Um dos mais destacados exemplos da resistência ao fascismo, da luta pela liberdade, democracia e transformações revolucionárias de Abril, Dias Lourenço deixa um exemplo de inquebrantável combatividade e firmeza na luta política que as gerações de comunistas, presente e futuras, saberão honrar." Ler o resto aqui .

S. João de Tarouca

Imagem
Estão suspensas as escavações arqueológicas no convento de S. João de Tarouca, a primeira casa conventual portuguesa a adoptar a Regra da Ordem de Cister - algures entre 1140 e 1144. Os séculos ficaram dependurados...

Península tramada

Avaria grossa no automóvel reteve-me quase três dias numa aldeia beirã sem acesso a jornais ou sequer a televisão (acaso de férias curtas). Hoje, desci, numa "carreira" madrugadora à cidade de Viseu para tratar dos assuntos que devia e informar-me de como vai o país e o mundo. Tomei café, li jornais e assisti ao telejornal da hora do almoço entre gente aflita com o quotidano que não pára de dobar em dificuldades. O país gira ainda em torno das suas confusões de turno - mais um imbróglio no processo Casa Pia; ainda a entrevista do Procurador Geral da República ao DN - e duas notícias mais ou menos fresca, sendo uma expectável, a saber: i) o governo espanhol está a equacionar a instituição de valores diferenciados para as portagens a pagar por veículos estrangeiros; e ii) o governo português acaba anunciar ("última hora!", proclama o pivô) a privatização do BN, da EDP e da Galp Energia. Está bem tramada, a Península...