Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2010

Ruy Luís Gomes

Há naves que nos fazem viajar para memórias e histórias de resistências. Ruy Luís Gomes , antifascista de fibra tantas vezes esquecido, dá nome a uma delas, assinada por Jorge Rezende. 

Fraquezas

O "Jornal de Notícias" de hoje publica o caso singular de uma magistrada do Ministério Público punida disciplinarmente com dois anos de suspensão da sua actividade, por ter sido apanhada a furtar duas peças de roupa - uma gabardina e uma camisa - num estabelecimento comercial. As singularidades ilustram como é tão frágil o ser humano, mesmo quando possui, como é o caso, o enorme poder de perseguir e conduzir perante a Justiça os que prevaricam e agem à margem dela ou contra ela. Não me surpreendeu. Levo anos de vida e de experiência(s) suficientes para conhecer debilidades e fraquezas. E, todavia, não deixo de acreditar na Justiça nem nos seus agentes.

Dia Mundial do Teatro

Bom dia! Hoje é o Dia Mundial do Teatro. Criado no 9.º Congresso Mundial do Instituto Internacional do Teatro , reunido em Junho de 1961 em Viena, na Áustria, celebra-se desde a data de abertura da temporada de 1962 do Teatro das Nações de Paris, em 27 de Março.

Não à privatização da RTP (2)

Voltando ao assunto .

Não à privatização da RTP

... nem agora nem quando a situação financeira da empresa estiver reequilibrada! É aliás muito urgente que o Governo e o Partido Socialista esclareçam as afirmações de hoje do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, na Assembleia da República, segundo as quais a RTP não foi incluída na lista de empresas a privatizar anunciada no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) apenas porque é necessário que "primeiro se reequilibre financeiramente a empresa, antes de se pôr essa hipótese de privatização", segundo a Lusa. O que é necessário que o Governo e o PS digam não é se não pensam no assunto por agora, mas se no futuro mais ou menos próximo, ou mais ou menos longínquo, essa possibilidade se coloca ou não. Mas também é necessário dizer que nem hoje, nem amanhã, nem nunca tal hipótese se colocará! Já agora, para que conste e avivemos a memória, lembremos o que dizia o programa do PS, aliás trasladado para o Programa de Governo: No que concerne ao serviço público de rádio e d

Dia Mundial da Água

Hoje é o Dia Mundial da Água. Instituído em 1993 pela Organização das Nações Unidas , com o objectivo de chamar a atenção para a importância da água doce e a defesa a defesa da gestão sustentável dos recursos.  Este ano comemorado sob o lema "Água limpa para um mundo saudável", é uma oportunidade para recolocar na agenda temas como a poluição ou os modelos de exploração deste recurso de todos. "A luta pelo reconhecimento da água como bem público, universal e comum e a exigência de manter sob propriedade e gestão públicas e sem fins lucrativos os serviços públicos de água e saneamento são condições essenciais para garantir o acesso de todos à água como direito de cidadania", recorda a Associação Água Pública .

Dia Mundial da Floresta

Do pinhão, que um pé-de-vento arrancou ao dormitório da pinha-mãe, e da bolota, que a ave deixou cair no solo, repetido o acto mil vezes, gerou-se a floresta. Acudiram os pássaros, os insectos, os roedores de toda a ordem a povoá-Ia. No seu solo abrigado e gordo nasceram as ervas, cuja semente bóia nos céus ou espera à tez dos pousios a vez de germinar. De permeio desabrocharam cardos, que são a flor da amargura, e a abrótea, a diabelha, o esfondílio, flores humildes, por isso mesmo troféus de vitória. Vieram os lobos, os javalis, os zagais com os gados, a infinita criação rusticana. Faltava o senhor, meio fidalgo, meio patriarca, à moda do tempo. Aquilino Ribeiro, "A Casa Grande de Romarigães" Bom dia! Hoje é o Dia Mundial da Floresta

Dia Mundial da Poesia

O Poema O poema me levará no tempo Quando eu já não for eu E passarei sozinha Entre as mãos de quem lê O poema alguém o dirá Às searas Sua passagem se confundirá Com o rumor do mar com o passar do vento O poema habitará O espaço mais concreto e mais atento No ar claro nas tardes transparentes Suas sílabas redondas (Ó antigas ó longas Eternas tardes lisas) Mesmo que eu morra o poema encontrará Uma praia onde quebrar as suas ondas E entre quatro paredes densas De funda e devorada solidão Alguém seu próprio ser confundirá Com o poema no tempo Sophia de Mello Breyner Andresen, Livro Sexto, in "Obra Poética II", Caminho, Lisboa, 1995 (2.ª edição) Hoje, é Dia Mundial da Poesia. Celebrando-se desde 21 de Março de 2000, o Dia foi proclamado em 1999 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como forma de reconhecimento e valorização do papel da poesia no mundo contemporâneo.

Dia da Eliminação da Discriminação Racial

Hoje é Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial. Proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966, o Dia Internacional comemora a tragédia de 21 de Março de 1960, em Sharpeville, na África do Sul, quando a Polícia reprimiu violentamente uma manifestação pacífica de estudantes contra as leis de segregação racial do Apartheid, abrindo sobre eles e matando sete dezenas de manifestantes. "É indispensável que nas escolas se ensine o respeito pelo próximo, o apreço pela riqueza da variedade de culturas do Mundo e a tolerância pelas diferenças", apela a directora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, na sua mensagem alusiva à data. "Na falta desses valores, é impossível preservar os direitos humanos e as liberdades fundamentais", acrescenta.

561.315 desempregados

Oficialmente, são 561.315, os desempregados em Portugal.

Ainda que mal pergunte...

... ou sou eu que ando muito distraído e ainda não dei conta de que o que pergunto é disparate, ou esta proposta de Pedro Santana Lopes apanhou muito mais gente distraída do que aponta o Vítor Dias ? Os distraídos são evidentes: os militantes do PSD, incluindo os candidatos que se apressaram a condenar a alteração estatutária quando a bronca surgiu mas que simplesmente se tinham esquecido de ler atempadamente a proposta e os Estatutos em vigor e de intervir sobre elas no Congresso; e todos quantos se têm entretido a perorar sobre o assunto sem terem feito o trabalho de casa (lá está, ler os Estatutos em vigor e as alterações propostas/aprovadas...). 

Dia da Defesa do Consumidor

Hoje é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em homenagem à enunciação dos direitos fundamentais dos consumidores pelo antigo presidente norte-americano, John Kennedy, em 15 de Março de 1962, embora seja muito anterior a tomada de medidas legislativas tendentes a protegê-los. Também em Portugal .

Há pessoas...

"A natureza humana faz parte da outra, mas às vezes casa-se mal com ela. Há pessoas que não calham em certas paisagens. Empobrecem-nas com a sua presença. Por serem mesquinhas, amesquinham as próprias serranias." Miguel Torga, 15 de Agosto de 1959, Diário VIII

Duas frases para memória futura

Entre outras muito interessantes da audição de hoje do presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, na Comissão de Ética,Sociedade e Cultura da Assembleia da República, retenho estas duas: "(A Media Capital) tem a maior fábrica de conteúdos de entretenimento que existe em Portugal" "O Mundo está organizado por interesses e não por grupos de escuteiros"

O essencial

Neste ponto, concordo com Mário Soares*: "O essencial é definir e pôr em execução uma estratégia eficaz para lutar contra o desemprego, a pobreza (que se está a agravar), a precariedade do trabalho, sobretudo para os jovens, as profundas desigualdades sociais, que nos estão a tornar um País mais injusto e desumano, no quadro europeu. "Atenção, senhores governantes: esta é a primeira prioridade, ao contrário do que dizem os economistas tradicionais, em parte responsáveis pela crise que nos aflige. Porquê? Para defendermos a coesão social, indispensável à governabilidade e ao bom funcionamento da democracia. Para nos prevenirmos e evitarmos os conflitos e as revoltas sociais, como as que estão a ocorrer, sintomaticamente, na Grécia. "Só depois vem a segunda prioridade: reduzir, paulatinamente, o deficit e o endividamento do Estado, das empresas e das famílias, até 2014." * Artigo no "Diário de Notícias" hoje.

Porto antigo

Uma nave para a memória do Porto - antigo e moderno.

Dia Internacional da Mulher

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Mulher, proclamado precisamente há 100 anos, em 8 de Março de 1910*, no Congresso Internacional Socialista (e "oficializado" em 1975 pela Organização das Nações Unidas), em homenagem à luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras desencadeada, em 1857, por operárias da indústria têxtil de Nova Iorque. A comemoração ainda hoje reveste uma importância muito mais do que simbólica, pois, apesar das conquistas, ao longo de décadas de luta de milhares de mulheres e de homens, muito há ainda por fazer. * O ano de 1910 foi, em Portugal, por coincidência, um ano de importantes conquistas legais: É admitido o divórcio (Decreto de 3 de Novembro de 1910), com igual acesso para ambos os cônjuges. Novas leis de casamento e filiação assentes na igualdade entre homens e mulheres. A mulher deixa de dever obediência ao marido. O crime de adultério passa a ter o mesmo tratamento quando cometido por mulheres ou homens. (Ler mais aqui .)

Livros condenados ao aço

Gosto de livros. De ler e de possuir livros. E de voltar a lê-los, por prazer ou por necessidade (e é tão bom ter necessidade de ler!). Possuo imensamente menos livros do que aqueles que gostaria de ter. Cobiço as montras, escaparates e estantes das livrarias e dos alfarrabistas, medindo as economias. Regozijo-me com a disponibilização dessacralizada de livros entre mercearias e bugigangas (sim, apoio e acho uma festa a venda de livros também em supermercados, aproximando-os de quem com eles menos convive!). E, sobretudo, frequento com alvoroço quase juvenil as bancas ocasionais nas estações do metro e/ou do comboio ou em centros comerciais, nas quais encontro a preços razoáveis obras que noutras alturas não pude comprar e correspondendo, nalguns casos, a edições dignas de bibliófilo. Por causa da existência dessas bancas, como também da de muitos alfarrabistas, bem como de feiras de ocasião (livros a preços muito, muito baixos), convenci-me de que se tratava da recolocação em venda de

89.º aniversário do Partido Comunista Português

Passam hoje 89 anos sobre a fundação do Partido Comunista Português (PCP). "A 6 de Março de 1921, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa, realiza-se a Assembleia que elege a direcção do PCP. Estava fundado o Partido Comunista Português. Nele confluem décadas de sofrimento e luta da classe operária portuguesa, as lições das grandes vitórias da classe operária internacional, os ensinamentos de Marx, Engels e Lénine. Com a fundação do PCP a classe operária portuguesa encontra a sua firme e segura vanguarda." Ler mais aqui .

A extinção ilegítima do "Jornal de Sexta" e o Sindicato dos Jornalistas

Não pude assistir à audição do director-geral da Media Capital, Bernardo Bairrão, na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, na qual terá afirmado, segundo as notícias que pude ler, que na decisão de extinguir o "Jornal de Sexta" pesaram as posições da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e do Sindicato dos Jornalistas. A seu tempo direi mais - novamente... - sobre o assunto, mas deixo já três notas: 1.ª - A decisão de extinguir o "Jornal de Sexta" da TVI foi ilegítima e ilegal: a Administração não tem qualquer competência para mexer na Informação e fazê-lo é violar a esfera da autonomia do Director de Informação. 2.ª - A tomada de posição do SJ, através do Conselho Deontológico, sobre o estilo do referido "jornal" confirma a autoridade do Sindicato para protestar contra a medida ilegal da Administração, pois o SJ bate-se por princípios, e um dos princípios sagrados do jornalismo é a separação de esferas e de compe

Bicentenário de Chopin

Imagem
Passam hoje dois séculos sobre o nascimento de Frederic Chopin, segundo a data de 1 de Março de 1810 estabelecida em testamento pelo próprio, embora o dia 22 de Fevereiro esteja assinalado como o do seu baptismo, conforme se pode ler aqui . (Imagem  - Litografia de Maksymilian Fajans - obtida no sítio do Instituto Fryderyk Chopin )

Dia Internacional da Protecção Civil

Hoje é o Dia Internacional da Protecção Civil. O dia foi instituído pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC), que agrupa 49 estados-membros, 15 observadores e 13 filiados e visa contribuir para o desenvolvimento de estruturas e protecção e assistência às populações e salvaguarda da propriedade e do ambiente face a catástrofes de causas naturais e tecnológicas. Com a data, a OIPC pretende chamar a atenção de todos os países do mundo para a importância dos temas associados à protecção civil, nomeadamente para a prevenção. O dia deste ano é dedicado à medicina de catástrofes .